Magnetita
INTRODUÇÃO:
Aqui vai uma síntese facilmente realizada no homelab. Talvez o mais difícil seja arrumar FeSO4*7H2O, mas este pode ser facilmente preparado com bombril e ácido sulfúrico e acredito que o FeCl2 preparado substituindo o sulfurico por clorídrico também deva dar certo. A vantagem é de produzir pó de magnetita bem puro e facilmente.
Outras meios de obter magnetita são comprando "pó xadrez negro" (em pó mesmo, não o líquido), embora este venha contaminado com outros óxidos de ferro e também com o pigmento negro de fumo. Outro meio interessante é pondo vários ímãs (preferencialmente de neodímio) debaixo de uma forma de bolo de alumínio e então "batear" muita areia comum para obter uma quantidade decente de magnetita (impura). Por exemplo, na página referenciada em [1] o cara obtem a magnetita desse jeito e a usa para concentrar o fluxo magnético em um gerador de energia caseiro usando ímãs de HD. Contudo, para sínteses químicas, quanto mais pura a magnetita, melhor. Então eu optei pelo método químico, que foi realizado conforme a página em [2].
Dentre vários usos, a magnetita pode ser usada como oxidante em reações como por exemplo em aluminotermia, como catalizador em outras e para fabricação de anodos de magnetita, que é a utilidade mais interessante que eu tenho em mente. Outro uso pode ser em experiências de escola simples, por exemplo mostrando o fluxo magnético de um ímã sob um pedaço de papel; é muito melhor visualizar as linhas do campo magnético com magnetita em pó do que limalha de ferro.
Abaixo uma pequena tabela com nomes, pesos moleculares de algumas das substâncias mencionadas aqui ,e algumas outras informações adicionais que podem ser de alguma serventia:
Substância , Nome "Popular", Fórmula e Estado Físico Em Que é Comumente Encontrada | Peso Molecular Aproximado | Informações Adicionais |
Substancia X (XyZ(s)) |
numero N | MSDS, NPK (se for fertilizante), onde é encontrado, etc |
EXPERIMENTAL:
Resolvi tentar essa síntese, com sucesso.. Substituindo apenas o NaNO3 por KNO3 que é o que eu tinha no momento.
~150 mL de água de torneira foi aquecida, posta num copo de vidro e nela foi adicionada ~40g de FeSO4*7 H2O comercial. Um pouco de óxi-hidróxido de Fe precipitou na hora (O FeSO4 se oxida facilmente quando exposto ao ar, e ainda mais em solução), por isso foram adicionadas, gota a gota, 2 mL de H2SO4 98% para redissolver todo o precipitado formado. Num outro copo de vidro, ~20g de NaOH 98% OTC foram dissolvidas com ~50mL de água fresca da torneira. Então uma colher bem rasinha de KNO3 (uns ~2g) foi adicionada e a solução agitada a solução NaOH-KNO3 foi vertida na de FeSO4*7H2O acidificada que instantaneamente ficou esverdeada(verde bem escuro). A solução esquentou ainda mais (devido tanto a reação de neutralização do ácido como da dissolução posterior do NaOH), o que é bom para a velocidade. A solução foi agitada por mais ou menos 10 minutos, resfriada e então filtrada.
A magnetita foi lavada diversas vezes no filtro com água e então deixada secar. Rendimento: ~3-5g. Bem modesto, mas considerando que grande parte do FeSO4*7H2O é obviamente água, este resultado já era esperado.. E considerando também que sulfato de ferro é bem barato (mais ou menos 4 reais o quilo), essas quantidades podem ser aumentadas para obtenção de uma quantidade maior de magnetita.
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS E PROPRIEDADES:
REFERÊNCIAS:
- [1] Hard Disk Generator (Version 1.oh)... - Another "proof-of-concept" project...
- [2] Synthesis of Magnetite (or Lodestone)
ATENÇÃO:
Essa página e suas páginas derivadas contém informações que podem ser perigosas. Além disso eu não garanto a total acuracidade ou precisão das referidas informações contidas nelas. As informações contidas em todas as páginas e sub-páginas derivadas e interconectadas dessa página são de caráter genuína e puramente educacional. Eu NÃO me responsabilizo por nenhum dano e/ou fatalidade a indivíduos, ou dano a propriedade decorrente do mal uso das informações aqui contidas, pelo fato de as informações aqui contidas serem de caráter puramente educacional. Basta um mínimo de raciocínio lógico para compreender : NÃO é justo que eu e outros eventuais colaboradores dessa página e de suas subseqüentes ,assim como qualquer outro autor normal, tenha algum tipo de responsabilidade por qualquer acidente que alguém sofra por realizar (ou tentar realizar) qualquer um dos experimentos descritos. Isso é facilmente explicado pelo fato de que eu não ordenei ninguém que fizesse nada descrito aqui e muito menos tenho a capacidade "divina" de ler e ver a mente e a vida de todas as pessoas para saber o que estão fazendo. Portanto, em toda e qualquer hipótese, eu NÃO admito ter o mínimo de responsabilidade , de qualquer ato praticado por qualquer pessoa antes e/ou durante e/ou depois de ler , parcialmente ou totalmente, qualquer uma de minhas páginas.
INÍCIO |
======================================
======================================
======================================
DIGA NÃO A CENSURA NA INTERNET!
SEJA CONTRA O "PROJETO" DO SR. EDUARDO AZEREDO QUE VAI RIDIDULARIZAR A NOSSA INTERNET E RESTRINGIR E FERIR AINDA MAIS NOSSA (JÁ DÉBIL) LIBERDADE, ASSIM COMO NOSSOS DIREITOS!
PRA RIR OU CHORAR?