Iodo

Iodo



INTRODUÇÃO:



Abaixo uma pequena tabela com nomes, pesos moleculares de algumas das substâncias mencionadas aqui ,e algumas outras informações adicionais que podem ser de alguma serventia:





Substância , Nome "Popular", Fórmula e Estado Físico Em Que é Comumente Encontrada Peso Molecular Aproximado Informações Adicionais
Substancia X
(XyZ(s))
numero N MSDS, NPK (se for fertilizante), onde é encontrado, etc
     
     
     
     
     



Prováveis reações:

xI (aq) + H2SO4(aq) xHSO4(aq) + HI(aq)  (onde "x" é sódio ou potássio)

2 HI(aq) + H2O2(aq) I2(s) + 2 H2O(l)


EXPERIMENTAL:

No quintal(local muito bem ventilado), usando luvas e óculos, ~68mL de solução de "iodo 10%" comercial foram colocados em uma garrafa PET 2 L . Separadamente 15mL de H2SO4 98% foram dissolvidos em ~600mL de água de torneira, que foi então adicionada na garrafa PET com a solução de iodo. Após isso, ~50mL de H2O2 39% (130 vol) foram adicionadas nesta solução (como podem ver foi usado um largo excesso de ambos H2SO4 e H2O2).

A solução foi então agitada bem e deixada quieta por 5 minutos. Inicialmente (na verdade no instante da adição da solução ácida na de iodo/iodeto) a maior parte do precipitado negro de aparencia metálica ficou no fundo mas logo "subiu" para a superfície da solução.

O iodo foi então filtrado em outra garrafa PET, usando funil + papel filtro de café. A solução residual foi rotulada e guardada(para possiveis novas extrações).

A massa de iodo no filtro foi então lavada com bastante água de torneira e então finalmente lavada com ~200mL de água desmineralizada, para eliminar as impurezas restantes (em especial da água de torneira). A adição de água desmineralizada foi realizada lentamente e de tal modo que a massa de iodo fosse formando um "bolo" único e centralizado, no fundo do filtro.

Ainda no quintal e com luvas e óculos de proteção, este papel filtro com o iodo foi pego e com muito cuidado espremido para remoção de parte da água residual; após isso este conjunto papel filtro/iodo foi envolto por alguns pedaços de papel higiênico e comprimido para remoção de mais umidade. Este procedimento foi repetido diversas vezes e em cada uma delas o papel saia 'azulinho'. O iodo além de reagir com a ceulose ainda pareceu reagir com a luva de latex, deixando uma mancha vermelha bem feiosa no local onde pegava. Portanto, recomendaria usar roupas velhas/surradas ao realizar esta síntese pois o iodo é um verdadeiro "assassino" de papel e celulose Após a etapa do papel, o iodo, ainda semi-úmido, foi posto dentro de um pequeno potinho de vidro com tampa de borracha (que havia sido envolvida com fita teflon para evitar o ataque do iodo e ao mesmo tempo melhorar a vedação) e então esta tampa foi posta para fechar o recipiente (após, mais fita teflon foi passada, generosamente, na junção "boca" do recipiente/tampa , para vedar ainda mais o recipiente e evitar grandes perdas de iodo ao longo do tempo)..

O rendimento foi aparentemente pequeno talvez nem 2-3 gramas mas eu não estou me importando muito com isso, afinal, não tenho nenhum uso em mente no momento para o iodo a não ser fazer iodeto de sódio e purificá-lo para então fazer o papel iodo/amido que vai ser extremamente útil para detectar a presença de cloro gasoso e assim proteger meu nariz e pulmão deste gás extremamente tóxico.

Por hora ainda não foi tentada a purificação do iodo via sublimação, embora pretenda fazer isso quando sobrar algum tempo (o procedimento é meio "chato") e então depois converter o iodo novamente em iodeto.



DISCUSSÃO DOS RESULTADOS E PROPRIEDADES:


UPDATE. RESULTADOS:

iodo

iodo2




REFERÊNCIAS:





ATENÇÃO:


Essa página e suas páginas derivadas contém informações que podem ser perigosas. Além disso eu não garanto a total acuracidade ou precisão das referidas informações contidas nelas. As informações contidas em todas as páginas e sub-páginas derivadas e interconectadas dessa página são de caráter genuína e puramente educacional. Eu NÃO me responsabilizo por nenhum dano e/ou fatalidade a indivíduos, ou dano a propriedade decorrente do mal uso das informações aqui contidas, pelo fato de as informações aqui contidas serem de caráter puramente educacional. Basta um mínimo de raciocínio lógico para compreender : NÃO é justo que eu e outros eventuais colaboradores dessa página e de suas subseqüentes ,assim como qualquer outro autor normal, tenha algum tipo de responsabilidade por qualquer acidente que alguém sofra por realizar (ou tentar realizar) qualquer um dos experimentos descritos. Isso é facilmente explicado pelo fato de que eu não ordenei ninguém que fizesse nada descrito aqui e muito menos tenho a capacidade "divina" de ler e ver a mente e a vida de todas as pessoas para saber o que estão fazendo. Portanto, em toda e qualquer hipótese, eu NÃO admito ter o mínimo de responsabilidade , de qualquer ato praticado por qualquer pessoa antes e/ou durante e/ou depois de ler , parcialmente ou totalmente, qualquer uma de minhas páginas.



INÍCIO



======================================

======================================

======================================
DIGA NÃO A CENSURA NA INTERNET!

SEJA CONTRA O "PROJETO" DO SR. EDUARDO AZEREDO QUE VAI RIDIDULARIZAR A NOSSA INTERNET E RESTRINGIR E FERIR AINDA MAIS NOSSA (JÁ DÉBIL) LIBERDADE, ASSIM COMO NOSSOS DIREITOS!
PRA RIR OU CHORAR?