Carvão Vegetal

Carvão Vegetal



INTRODUÇÃO:

O carvão é ainda hoje uma das formas mais usadas de armazenamento e uso de energia, ao lado da madeira. Carvões minerais (linhito, antracito,etc) são mais visados porque contém uma quantidade muito maior de carbono , além de também possuirem compostos orgânicos ; o que significa que comparando-os com outros carvões 'inferiores' eles dão muito mais energia com relação a um mesmo peso de ambos.
Mas aqui será discutida tanto a obtenção quanto a preparação de carvão VEGETAL. Sobre a obtenção, será dado uma revisão rápida de como é produzido em maior parte o famoso 'carvão de churrasco' no Brasil e depois algumas de suas características. Sobre a preparação em casa, será abordado o método da retorta para fazer carvão. Também será discutido a comparação entre diversos tipos de madeira e seus respectivos carvões assim como na preparação de carvão de outras fontes 'inconvencionais' como por exemplo apartir de Jornal(!!) usando o mesmo método.
Ao contrário do que eu achava, fazer carvão é muito divertido, apesar de que gasta-se tempo e mais dinheiro. Ainda assim, vale a pena: o carvão feito pelo método da retorta, para alguns fins, como fins pirotécnicos, é de uma qualidade MUITO maior do que o carvão vegetal do mercado, apesar de que este último também é decente em algumas composições. Aliás, carvão é ESSENCIAL em pirotecnia, e ter um bom carvão significa ter bons pirotécnicos.

Mas carvão também é extremamente útil para realização de outros experimentos não tão pirotécnicos mas ainda sim muito interessantes, como por exemplo, redução de outras substâncias no laboratório, para obtenção de outras úteis..Como exemplo, o vídeo abaixo feito pelo Joaum mostra a síntese de ferro elementar apartir do óxido (Fe2O3) e carvão:



Um outro uso muito particular do carvão para o amador é como combustível para fojas e mini-fornos, para fundição e mesmo tratamento de metais no quintal de casa (que constitui um outro hobby bem inconvencional, mas relativamente comum , especialmente lá fora. Basta pesquisar por "charcoal foundry" , "foundry" , "sand casting" ou similar no google ou mesmo YouTube para ter uma melhor idéia do que eu estou dizendo). Muitos começam com forjas e fornos a carvão antes de partirem para os similares a gás e outros mesmo não abrem mão dos modelos à carvão.
Além disso, com carvão você pode realizar a mais usual e comum aplicação caseira deste item aqui no Brasil: fazer o bom e velho churrasco.



==========================================================

==========================================================

==========================================================

==========================================================


Lembrando que o carvão é relativamente inflamável e pega fogo bem, dependendo das condições. Clique na figura acima, caso você não saiba do que se trata.





Substância , Nome "Popular", Fórmula e Estado Físico Em Que é Comumente Encontrada Peso Molecular Aproximado Informações Adicionais Substancia X
(XyZ(s)) numero N MSDS, NPK (se for fertilizante), onde é encontrado, etc

EXPERIMENTAL:



DISCUSSÃO DOS RESULTADOS E PROPRIEDADES:





REFERÊNCIAS:





ATENÇÃO:


Essa página e suas páginas derivadas contém informações que podem ser perigosas. Além disso eu não garanto a total acuracidade ou precisão das referidas informações contidas nelas. As informações contidas em todas as páginas e sub-páginas derivadas e interconectadas dessa página são de caráter genuína e puramente educacional. Eu NÃO me responsabilizo por nenhum dano e/ou fatalidade a indivíduos, ou dano a propriedade decorrente do mal uso das informações aqui contidas, pelo fato de as informações aqui contidas serem de caráter puramente educacional. Basta um mínimo de raciocínio lógico para compreender : NÃO é justo que eu e outros eventuais colaboradores dessa página e de suas subseqüentes ,assim como qualquer outro autor normal, tenha algum tipo de responsabilidade por qualquer acidente que alguém sofra por realizar (ou tentar realizar) qualquer um dos experimentos descritos. Isso é facilmente explicado pelo fato de que eu não ordenei ninguém que fizesse nada descrito aqui e muito menos tenho a capacidade "divina" de ler e ver a mente e a vida de todas as pessoas para saber o que estão fazendo. Portanto, em toda e qualquer hipótese, eu NÃO admito ter o mínimo de responsabilidade , de qualquer ato praticado por qualquer pessoa antes e/ou durante e/ou depois de ler , parcialmente ou totalmente, qualquer uma de minhas páginas.



INÍCIO

VOLTAR



======================================

======================================

======================================
DIGA NÃO A CENSURA NA INTERNET!

SEJA CONTRA O "PROJETO" DO SR. EDUARDO AZEREDO QUE VAI RIDIDULARIZAR A NOSSA INTERNET E RESTRINGIR E FERIR AINDA MAIS NOSSA (JÁ DÉBIL) LIBERDADE, ASSIM COMO NOSSOS DIREITOS!
PRA RIR OU CHORAR?